O perigo dos óculos de sol falsificados

O perigo dos óculos de sol falsificados

Cuidado! Óculos de Sol falsificados podem trazer problemas sérios a sua visão!

Se você pensa que os óculos de sol só servem só para beleza e não se importa com a sua procedência, é melhor tomar muito cuidado!

Hoje em dia é muito comum em camelôs, nas praias, centros das cidades e até no trânsito, encontramos óculos de sol falsificados sendo vendidos aos montes.

O preço é sempre muito atrativo e os modelos são muito parecidos com os das marcas originais. Tudo “parece” muito próximo da perfeição. Mas será que vale realmente a pena pagar pouco e correr o risco de trazer problemas sérios aos seus olhos?

Pesquisas recentes da Associação Brasileira da Indústria Óptica, aproximadamente trinta por cento dos óculos fabricados no país durante o ano são piratas ou ilegais. Isso sem contar também a enchurrada de óculos de sol “made in China”. A grande maioria deles não tem a proteção necessária para proteger os olhos contra os efeitos dos raios UV.

E quais são os riscos de se usar óculos falsificados?

Oftalmologistas alertam que a exposição dos olhos às radiações acelera o aparecimento da famosa Catarata (doença que causa opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula) e intensifica a degeneração macular (doença que prejudica a visão central).

O problema é que quando usamos óculos de sol (óculos escuros), a pupila se dilata, abrindo assim caminho para mais radiação, a fim absorver mais luz. Por isto, é necessário que os óculos escuros protejam nossos olhos contra os raios UV que atingem as pupilas que neste caso, se encontrarão dilatadas. Uma outra função deles é a de permitir que possamos ver melhor quando ofuscados por qualquer luz forte.

Agora, imagine o seguinte… Com um óculos de sol falso, sua pupila vai responder à escuridão da mesma forma que com outros óculos, porém com a desvantagem de que a proteção UV deixará de existir. Ou seja, é até pior do que estar sem óculos no sol.

Além disso, os óculos de sol piratas (ou falsificados) podem acarretar fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão. Então, caso tenha um modelo desses em casa, é melhor pensar muito bem antes de usá-los novamente.

Fique atento a estes sintomas e em caso de qualquer sensação estranha ou diferente em seus olhos, não exite em procurar imediatamente um oftalmologista, pois ele é o melhor profissional nestes casos.